Analista Comercial Junior

  • CLT
  • Período integral
  • 29050-911, Vitoria, ES, Brasil
  • Estrutura

Missão do cargo

Colaborar ativamente com os objetivos comerciais, atuando de maneira proativa na busca por novos negócios nos diversos meios possíveis, principalmente através dos canais digitais, redes sociais e grupos de relacionamentos, portais de clientes atuais e dos potenciais leads; atuar no relacionamento com clientes estrategicamente para potencializar a participação do grupo nas concorrências; nas atividades relacionadas a gestão de ofertas; colaborar com o imput, consultas, a autoria e qualidade das informações no sistema CRM, bem com atuar nas demais atividades comerciai para as quais sejam demandadas. Também deverá participar e apoiar projetos transversais no grupo a nível local e global, colaborando também com a conexão com as demais áreas da empresa para os relacionamentos e atividades em que seja necessário o envolvimento da área Comercial.


Atividades

Ajudar na elaboração de propostas comerciais e em todas as fases do processo conforme requerido, garantindo a qualidade e conformidade com os requisitos dos processos de concorrência e, na imputação de informações no sistema CRM

Colaborar com a vigilância da qualidade e atualidade das informações no sistema CRM

Atuar de maneira orientada as estratégias comerciais e ao plano estratégico da empresa

Identificar, captar e qualificar leads, utilizando ferramentas plataformas de informações, redes sociais e de relacionamentos

Colaborar com a difusão de conteúdos e presença digital do grupo, aumentando a exposição da marca e reputação e percepção de valor pelos nossos clientes e mercado

Potencializar ativamente nossa presença junto aos clientes, compreendendo suas necessidades e identificando oportunidades de geração de novos negócios para o grupo e valor para os clientes.

Analisar estatísticas dos processos internos da área, colaborar com o monitoramento do desempenho e vigência dos contratos comerciais

Monitorar indicadores e dados de mercado e dos nossos concorrentes, utilizando plataformas de dados, Power BI, inteligência artificial e outras ferramentas, com o objetivo de prover informações estratégicas para a liderança comercial

Fomentar inovação e otimizações que possam potencializar eficiências, produtividade e incremento de lucro

Colaborar com equipes internas como ponto focal para projetos transversais, locais e globais, mantendo a área Comercial sempre engajada a atuante nos projetos e iniciativas do Grupo


Formação: Mínimo: Graduação em Administração, Engenharia, Marketing ou áreas correlatas. Desejável: Pós-graduação ou MBA em Gestão Comercial, Marketing ou áreas afins será um diferencial


Experiência: Mínimo: de 1 ano de experiência em funções comerciais ou de vendas, preferencialmente no setor de engenharia. Desejável: Entre 1 a 3 anos de experiência em funções comerciais ou de vendas e no relacionamento com clientes, preferencialmente no setor de engenharia


Conhecimentos técnicos e específicos

Inteligência de Negócios, Inteligência Comercial

Marketing de Conteúdo, Marketing Comercial

Ferramentas de negócio: PESTEL, Porter, SWOT, OKRs e KPIs, Modelo de negócio Canvas , Golden Circle, etc

Propostas Comerciais


Sistemas

Power BI – Capacidade de análise de dados e geração de relatórios – Intermediário para avançado

Sistemas CRM - Intermediário

Planner/To Do/Trello – Básico

Ferramentas de automação de marketing - Básico

Outlook, Word, Excel, Power Point, Teams - Avançado

Espanhol: Intermediário


Competências comportamentais

Proatividade: Capacidade de antecipar necessidades e agir de forma independente para alcançar os objetivos.

Comunicação: Habilidade para comunicar-se de forma clara e eficaz, tanto verbalmente quanto por escrito.

Orientação para Resultados: Foco em atingir metas e resultados, com forte senso de urgência.

Relacionamento Interpessoal: Capacidade de construir e manter relacionamentos positivos com clientes e colegas.

Pensamento Analítico: Habilidade para analisar dados e informações complexas, identificando tendências e oportunidades.

Flexibilidade: Adaptabilidade para lidar com mudanças e novos desafios de forma eficaz.

Empatia, Resiliência, Ética, Criatividade, Colaboração, Inspiração Cultural, Simplicidade e Clareza, Aprendizagem contínua, Hands on são outras habilidades comportamentais desejadas