O Grupo Igneo busca um(a) Especialista em Desenvolvimento e Licenciamento de Projetos de Biogás e Biometano para atuar no suporte técnico-estratégico ao desenvolvimento de oportunidades no Brasil, Espanha e Portugal.
O profissional será responsável por liderar a engenharia de aplicação e a estratégia de licenciamento dos projetos, desde as fases iniciais de pré-viabilidade até a preparação para implantação, assegurando a consistência técnica, a aderência regulatória e a mitigação de riscos. Atuará como engenheiro do proprietário, sendo a principal interface técnica com desenvolvedores, consultores e autoridades licenciadoras.
Liderar o desenvolvimento técnico dos projetos de biogás e biometano, desde os estudos de pré-viabilidade até a submissão para licenciamento (projeto preliminar/básico).
Definir, consolidar e validar o conceito técnico da planta e seus principais entregáveis, incluindo:
Base of Design (BoD) / Balanços de massa e energia / Diagramas de processo (PFD/P&ID) em nível de licenciamento /
Plantas de implantação e de localização / Critérios e premissas de projeto.
Estruturar, implementar e gerenciar a estratégia de licenciamento dos projetos, contemplando:
Matriz de autorizações e licenças / Cronograma integrado e caminho crítico / Identificação de riscos regulatórios, ambientais e técnicos, com definição de medidas de mitigação.
Coordenar a preparação, consolidação e submissão da documentação técnica para licenciamento, bem como o atendimento a exigências, diligências e solicitações complementares dos órgãos competentes.
Gerenciar e coordenar consultores técnicos e estudos associados, tais como:
Estudos ambientais / Engenharia / Topografia e geotecnia /Estudos de odor e ruído.
Gerenciar as interfaces e interconexões do projeto, incluindo:
Rede de gás ou consumidores finais / Sistemas elétricos / Abastecimento de água e descarte de efluentes / Acessos, servidões e interfaces com terceiros.
Atuar como engenheiro do proprietário e/ou co-desenvolvedor, representando tecnicamente o Grupo Igneo junto a parceiros, desenvolvedores e demais stakeholders, apoiando e validando decisões técnicas críticas.
Definir requisitos técnicos para RFQs, licitações EPC e pacotes específicos.
Prestar suporte técnico a processos de due diligence e à estruturação de data rooms.
Graduação em Engenharia Química, Engenharia Ambiental, Engenharia Mecânica, Engenharia de Energia, Engenharia Sanitária, Engenharia Agrícola ou Engenharia de Processos.
Desejado: Especialização ou pós-graduação em Energias Renováveis, Biogás e Biometano, Engenharia de Processos, Saneamento Ambiental, Gestão Ambiental ou Transição Energética será considerada um diferencial.
Experiência em coordenação técnica de projetos industriais ou energéticos.
Experiência prévia em projetos de biogás e/ou biometano, tratamento de resíduos, energia ou engenharia de processos será considerada um diferencial.
Experiência em processos de licenciamento ambiental e/ou segurança industrial será considerada um diferencial
Desenvolvimento técnico de projetos desde a fase de pré-viabilidade e anteprojeto até o projeto básico para licenciamento.
Definição do conceito de planta, elaboração de balanços de massa e energia, diagramas de processo (PFD/P&ID em nível de licenciamento), layouts e critérios de projeto.
Conhecimento dos processos de tramitação administrativa, incluindo licenciamento ambiental, autorizações integradas e licenças setoriais.
Gestão de interfaces de projeto (rede de gás, eletricidade, água/efluentes, acessos, servidões e terceiros).
Plano de Saúde Unimed Nacional (empresa custeia 80%);
Convênio com instituições de ensino (graduação e pós-graduação);
TotalPass – convênio com academias e programas de bem-estar;
Vale refeição;
Day Off no aniversário;
Seguro de vida.
A NIP do Brasil está comprometida com a promoção da diversidade, equidade e inclusão. Todas as candidaturas serão consideradas independentemente de origem, identidade, gênero, orientação, idade ou condição.